Pular para o conteúdo principal

”Vós sois todos irmãos e irmãs”


 


                                           


  ”Vós sois todos irmãos e irmãs”



Estamos vivenciando, desde a quarta-feira de cinzas o tempo da Quaresma e no Brasil, a Campanha da Fraternidade sobre amizade social, cujo lema é “Vós sois todos irmãos”.  Seu objetivo é despertar para a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todos. 

 

Entre os objetivos, está a missão de compreender como a mentalidade de divisão está afetando o conjunto da vida, inclusive a dimensão religiosa, e identificar as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, que gera a incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã. Pretende-se, também, sensibilizar sobre a necessidade de superar as divisões e polarizações, construindo a unidade em meio à pluralidade. 


São-nos apontados no texto-base da campanha, entre outros,  os sinais de predisposição à fraternidade e amizade social, afirmando que a fraternidade inscrita em nossa natureza humana a partir da comum filiação divina impele-nos constantemente, apesar das nossas misérias humanas causadas pelo pecado original, a viver a amizade social querida por Deus. 

 

Neste tempo penitencial, “tempo favorável de conversão”, com esta Campanha da Fraternidade 2024, nos alerta sobre os riscos de nosso tempo, como o uso e a exploração do outro, a indiferença generalizada, os julgamentos precipitados, a rejeição gratuita, o ódio desmedido, o combate a pessoas e não a idéias ou propostas, as mortes sem sentidos, entre outros males nos levam a crer que o mal de que padece a nossa sociedade é o medo, a rejeição, aversão a tudo aquilo que é outro, que não sou eu mesmo. Vivemos fisicamente próximos, mas absolutamente distantes. 


Somos impulsionados a refletirmos a partir da nossa fé e adesão a Jesus Cristo, se tornamo-nos incapazes de nos colocar no lugar do outro, incapazes do que Jesus chama no Evangelho de compaixão, de padecer o sofrimento alheio.

 

Irmãos e irmãs, que como gesto concreto de conversão pessoal, ao celebrarmos a Páscoa do Senhor, celebremos também a nossa. E, em tempos atuais, ressuscitar com Cristo é vivermos concretamente a Fraternidade, a Amizade, da Solidariedade, comprometidos com o agir de Deus criador que pede que cuidemos da criação em vista do bem comum e do equilíbrio de toda a obra criada. Que exerçamos a corresponsabilidade, pelo bem de todos os irmãs e irmãs. Que sejamos uma Igreja que parte do humano como um lugar existencial, como parte integrante de Deus para o bem comum.  Assim seja.


Irmão George Luiz Cardoso (Mestre de Formação)

Comentários