Pular para o conteúdo principal

SÃO JOSÉ, ESPOSO DE MARIA

 

                                                                           

                        SÃO JOSÉ, ESPOSO DE MARIA

 

Nota Histórica

Solenidade

São José, esposo da Virgem Maria, homem justo, da descendência de Davi, exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, o qual quis ser chamado filho de José e lhe foi submisso como um filho a seu pai. A Igreja venera com especial honra e como seu Patrono aquele que o Senhor constituiu chefe da sua família. O seu nome foi inserido no Cânone Romano pelo Papa são João XXIII e o Papa Francisco estendeu-o às outras Orações eucarísticas.

 

Liturgia da Palavra

No dia 19 de março, na liturgia da palavra dedicada a São José, esposo de Maria, somos convidados a mergulhar na riqueza espiritual desse homem justo e obediente. As leituras bíblicas destacam sua importância na história da salvação: LEITURA I 2 Sam 7, 4-5a.12-14a.16
«O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai Davi» (Lc 2, 32); SALMO RESPONSORIAL Salmo 88 (89), 2-3.4-5.27 e 29 (R. 37) - Refrão: «A sua descendência permanecerá eternamente»; LEITURA II Rom 4, 13.16-18.22 - «Esperando contra toda a esperança»; e

Evangelho: Mateus 1, 16. 18-21, 24:  O Evangelho nos revela o papel fundamental de José no mistério da Encarnação. Ao receber a mensagem do anjo, ele acolhe Maria e Jesus, assumindo a paternidade terrena do Filho de Deus. Sua obediência silenciosa é um testemunho de confiança absoluta na vontade divina.

Nesta liturgia, São José nos inspira a confiar nas promessas de Deus, a sermos instrumentos de Sua vontade e a acolhermos com humildade os desígnios divinos em nossas vidas. Que, como São José, possamos ser fiéis servos do Senhor, guiados pela luz da Palavra que iluminou seus passos.

Liturgia das Horas

No Ofício das Leituras destacamos o texto:

Dos Sermões de São Bernardino de Sena, presbítero(Sermo 2, de S. Ioseph: Opera 7, 16.27-30) (Sec. XV).

 

Guarda fiel e providente

É esta a regra geral de todas as graças singulares concedidas a qualquer criatura racional: quando a divina providência escolhe alguém para uma graça singular ou para um estado elevado, concede à pessoa assim eleita todos os carismas que são necessários ao seu ministério.

Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai putativo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da Rainha do mundo e Senhora dos Anjos, que foi escolhido pelo Eterno Pai para guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. E fidelissimamente desempenhou este ofício; por isso lhe disse o Senhor: Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor.

Consideremos São José diante de toda a Igreja de Cristo: não é acaso ele o homem eleito e singular, por meio do qual e sob o qual, de modo ordenado e honesto, se realizou a entrada de Cristo no mundo? Se, portanto, toda a Santa Igreja é devedora à Virgem Mãe, porque por meio dela recebeu Cristo, assim também, logo a seguir a ela, deve a São José uma singular gratidão e reverência,

Ele é na verdade o termo da Antiga Aliança, nele a dignidade dos Patriarcas e dos Profetas alcança o fruto prometido. Ele é o único que realmente alcançou aquilo que a divina condescendência lhes tinha prometido.

E não devemos duvidar que a intimidade, a reverência e a sublime dignidade que Cristo lhe tributou, enquanto procedeu na terra como filho para com seu pai, decerto também não lhe negou no Céu, mas antes a completou e consumou.

Por isso não é sem motivo que o Senhor lhe diz: Entra na alegria do teu Senhor. De fato, apesar de ser a alegria da bem-aventurança eterna que entra no coração do homem, o Senhor prefere dizer-lhe: Entra na alegria, para insinuar misteriosamente que a alegria não está só dentro dele, mas o circunda de todos os lados e o absorve e submerge como abismo sem fim.

Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com as vossas orações junto do vosso Filho; tornai-nos também propícia a Virgem vossa Esposa, que é a Mãe d’Aquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim, Amém.

 

São José: Esposo de Maria na Perspectiva Franciscana

São José, esposo de Maria, desempenha um papel significativo na tradição franciscana, sendo venerado como um modelo de fidelidade e obediência à vontade divina. Na Ordem Franciscana Secular, ele é lembrado como um exemplo de humildade e serviço, refletindo os valores franciscanos.

1. Exemplo de Fidelidade: São José é destacado como um esposo fiel, aceitando a missão de cuidar de Maria e Jesus com dedicação e amor, alinhando-se com os princípios franciscanos de simplicidade e humildade.Fidelidade na Aceitação da Missão: São José, ao aceitar a missão divina de cuidar de Maria e Jesus, demonstra uma fidelidade inabalável à vontade de Deus. Essa aceitação reflete a humildade franciscana, colocando-se a serviço da divina providência. Cuidado e Amor Devotado: Sua dedicação no cuidado de Maria e Jesus vai além das responsabilidades familiares. São José exemplifica o amor devotado, expressando a importância da caridade e compaixão, valores caros aos franciscanos. Simplicidade na Missão Confidenciada: Ao enfrentar a missão de cuidar da Pessoa e da missão de Jesus, São José o faz com simplicidade, despojando-se de qualquer vaidade ou grandiosidade. Essa simplicidade ressoa com a abordagem franciscana de vida despretensiosa. Humildade como Virtude Fundamental: A humildade de São José se destaca, evidenciando a importância dessa virtude na tradição franciscana. Ele não busca reconhecimento ou grandiosidade, mas serve com humildade silenciosa.

2. Discernimento e Obediência: Assim como Francisco de Assis buscava discernir a vontade de Deus em sua vida, São José também enfrentou decisões desafiadoras. Seu discernimento sobre como lidar com a situação de Maria evidencia sua profunda conexão com a espiritualidade franciscana.Busca pela Vontade de Deus: Francisco de Assis buscava discernir a vontade divina em cada aspecto de sua vida. Da mesma forma, São José, diante da perplexidade causada pela gravidez de Maria, empenhou-se em compreender a vontade de Deus, priorizando a busca espiritual sobre suas próprias expectativas. Aceitação e Humildade: São José demonstrou humildade ao aceitar a situação de Maria, refletindo a mesma humildade franciscana que Francisco cultivava. A aceitação não apenas evidencia a profunda conexão de José com a espiritualidade franciscana, mas também destaca sua obediência à vontade divina. Serviço Desinteressado: O discernimento de São José não visava benefícios próprios, mas estava fundamentado no serviço desinteressado e na obediência a Deus. Esse princípio é central na espiritualidade franciscana, onde a busca pelo bem comum e o serviço aos outros são valores essenciais.

3. Paternidade Nutrícia: São José, como pai nutrício de Jesus, reflete a importância da paternidade espiritual na Ordem Franciscana Secular. Ele é um modelo de cuidado, proteção e orientação, valores essenciais para os franciscanos.Cuidado e Proteção: São José exemplifica o cuidado e a proteção dedicados a Jesus, refletindo a responsabilidade de proteger e nutrir espiritualmente os membros da Ordem Franciscana Secular.Orientação e Educação: Como modelo de orientação e educação, São José instrui os franciscanos sobre a importância de guiar os irmãos em suas jornadas espirituais, fornecendo apoio e direção compassiva.Exemplo de Cuidado Fraterno: Sua dedicação como pai nutrício demonstra a importância do cuidado fraterno na comunidade franciscana, promovendo um ambiente de amor e acolhimento entre os irmãos.São José, portanto, ilustra a paternidade espiritual como um pilar central na vida franciscana, incentivando os membros da Ordem Franciscana Secular a nutrir, proteger e orientar uns aos outros em seu caminho de fé.

4. Reflexão Litúrgica-Bíblica-Pastoral: A tradição franciscana se enriquece ao refletir sobre São José por meio da liturgia, da Bíblia e da pastoral, buscando inspiração em sua vida para a jornada espiritual.Liturgia Franciscana: A liturgia franciscana, marcada pela simplicidade e contemplação, encontra em São José um modelo de humildade e submissão à vontade divina. As celebrações litúrgicas destacam a importância de seguir o exemplo de São José no serviço silencioso e dedicado.Bíblia como Fonte de Inspiração: A figura de São José é profundamente enraizada na tradição bíblica. A busca por inspiração em sua vida é evidente nos relatos bíblicos que ressaltam sua fidelidade, como esposo de Maria e pai nutrício de Jesus. A leitura e meditação desses textos sagrados alimentam a espiritualidade franciscana.Pastoral Franciscana: A pastoral franciscana, pautada no cuidado com os mais necessitados e na promoção da paz, encontra em São José um exemplo de serviço compassivo. Sua vida dedicada ao cuidado de Maria e Jesus orienta as práticas pastorais, inspirando a comunidade a ser instrumento de amor e solidariedade.

 

Fontes:

  1. arquidiocesedemanaus.org.br - São José, esposo de Maria e Patrono da Igreja
  2. franciscanos.org.br - São José, fiel à vontade de Deus
  3. ofsbc.wordpress.com - Texto completo da catequese do Papa na Solenidade de São José
  4. osj.org.br - Considerações sobre São José, Esposo de Maria e Pai de Jesus
  5. paulus.com.br - Bíblia Sagrada – Edição Pastoral

    

Comentários