Pular para o conteúdo principal

Natividade de São João Batista

24
Lc 1, 57-66.80

“E tu, menino serás chamado profeta do Altíssimo.”

Na história, em geral, dá- se um destaque especial ao nascimento de personalidades importantes. O evangelista também dá ao nascimento de São João Batista, um destaque, mas um destaque incomum, pois seus pais “Zacarias e Isabel” vivem a vergonha de serem idosos e não terem filhos.

Mas, é a eles que o olhar de Deus se volta: deles nascerá o profeta que vai dar fim ao tempo das promessas “A lei e os profetas chegaram até João. Daí em diante, o Reino de Deus é anunciado, e todos se esforçam para entrar nele a qualquer custo”. (Lc16, 16). E preparar os caminhos do Messias libertador dos pobres.

O nascimento de São João (nome que significa Deus tem piedade) é uma dádiva a seus pais e motivo de alegria para os vizinhos. Mas, principalmente, é razão de esperança: de uma criança algo novo há de vir.

Diante de seu filho, Zacarias entoa um cântico, que trata da visita de Deus por meio de Jesus. É em Jesus que se encontra a força que vai livrar dos inimigos e formar um povo que viva em santidade e justiça. João irá à frente proclamar a todos que a visita de Deus está para ocorrer, com vistas em uma nova história, na direção da paz e da realização do Reino de Deus e da Salvação de todos nós.

Reflexão feita pelos noviços.


Fonte: http://www.franciscanos.org.br/

Comentários