Pular para o conteúdo principal

O significado do lava-pés desta Quinta-feira Santa


“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Este é a grande herança que Jesus deixa para seus discípulos. É o testamento que um pai confia a seus filhos e filhas na esperança de que eles levem adiante sua obra.

O mais bonito e emocionante nesta celebração da Quinta-feira Santa é que Jesus não deixa apenas um testamento de palavras, mas ele mesmo se reveste de humildade e nos mostra o caminho do amor ao qual nos pede trilhar. O texto de Jo 13,1-15 conta que Jesus ceou com os seus discípulos e, logo depois da ceia, pegou a jarra e a bacia, amarrou uma toalha na cintura e se pôs a lavar os pés de seus discípulos.

Lavar os pés é sinal de serviço, de submissão, de bem-querer. Numa época em que as pessoas caminhavam muito mais do que caminham hoje, ocupar-se dos cuidados dos pés de outra pessoa é querer muito bem ela. É desejar profundamente que o outro siga em frente sua caminhada existencial, que viva sua vida com entusiasmo e paixão.

E é isto que Jesus deseja de nós: que sejamos continuadores de sua obra de paz e de justiça; que não tenhamos medo nem preguiça de nos lavarmos os pés; que deixemos de lado toda a arrogância e nos coloquemos como menores, atentos às necessidades de nossos irmãos e irmãs, sempre dispostos a uma vida de serviço e doação.

Por intercessão de São Francisco, que Deus abençoe sua vida, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Frei Gustavo Medella

Comentários