Pular para o conteúdo principal

Retiro anual 2013


Irmãos e irmãs,

Paz e bem!

Aconteceu no dia 31/08/13 o Retiro anual da Fraternidade das Chagas. A irmã Mara, animadora vocacional do regional, da Fraternidade de Porto Feliz conduziu com muito carinho e animação nosso dia de encontro.

Recebemos os irmãos com a bandeira da Ordem, o estandarte e a imagem da sagrada família. Tudo foi ornamentado na cor (verde e amarelo) dando início à semana da Pátria.

Contamos com poucos irmãos de nossa Fraternidade. Mas nos alegramos com a presença de 03 irmãs da Fraternidade da Imaculada e irmã Nercy da fraternidade São Francisco, nossa Conselheira de distrito.

A Mara nos levou a trazer presente em nosso pensamento pessoas que já fizeram parte de nossa caminhada, nossa infância, juventude, vocação à OFS. E a cada um sorríamos agradecendo pela passagem. Depois assistimos um vídeo com música do Pe. Zezinho sobre a família e com nossas famílias. Foi bem legal.

E aprendemos a fazer pão. O pão das Chagas. Dividimo-nos em 02 grupos e trabalhamos o pão numa partilha, doação, aprendizado, dedicação. Ao final do dia saboreamos o pão.

Fomos tecendo agradecimentos pelas nossas famílias. Pela importância que cada um tem em nossa vida, em nossa caminhada.

Ao final tivemos a oportunidade de participarmos pela primeira vez nas Chagas de uma celebração judaica. Voltamos ao tempo no Antigo testamento, na passagem da escravidão para a Terra prometida. Como foi bom! Era como se estivéssemos ali fazendo parte daquele cenário tão rico na Igreja, Povo de Deus.

Saboreamos durante a celebração: suco de uva, carne de cabrito, pão sem fermento e ervas amargas . Tudo regado ao som de músicas judaicas, numa bonita celebração.

Agradeço a todos que estiveram presentes e colaboraram para a realização desse dia tão abençoado em nossa Fraternidade.

Maria Nascimento
Fotos:





























 

Comentários