Pular para o conteúdo principal

Termo da Bênção inaugural da Igreja das Chagas e Primeira Missa

         Venerável Ordem Terceira de São Francisco da                 Penitência da Cidade de São Paulo 

Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco 

 

Documento Histórico 

Termo da Bênção inaugural da Igreja das Chagas e Primeira Missa 




“Termo da bênção da nova Capela”, lavrada em 12 de julho de 1787, relatando a Bênção da Igreja das Chagas seguida da Primeira Missa celebrada na Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco, em 11 de julho de 1787 (Livro II dos Termos, Atas de 1727 – 1792, p. 115v). 

 

Termo da bênção da nova Capela 

Transcrição 

 

            Aos 9 dias do mês de julho de 1787 anos, nesta Cidade de São Paulo falecendo da vida presente o nosso Irmão e Ministro atual o Dr. Luís de Campos, e no mesmo dia pelas Cinco Horas da tarde foi conduzido o seu Corpo para ser sepultado na Capela-Mor da nova Igreja da Ordem entrando com o acompanhamento pela porta principal da dita nova Igreja, depositando-se no Cruzeiro dela onde o vieram recomendar o Reverendo Padre Guardião atual Frei José Mariano do Amor Divino com toda a sua Comunidade assistindo toda a nossa Ordem ao Ofício de Sepultura que lhe mandou fazer pelos Religiosos do Convento , e logo se lhe deu sepultura da parte da Epístola ao pé da porta que entra para a nossa Sacristia; e no dia Onze que foi o 3º do seu falecimento se lhe fez um Ofício de nove Lições pelos mesmos Religiosos convidados pela Mesa da Ordem na nossa mesma Igreja cantando a Missa o Reverendo Padre Guardião com dois Padres Sacerdotes de sua Comunidade tendo poucas horas antes precedido a bênção da nova Igreja feita pelo Reverendo Dr. Vigário Geral Paulo de Souza Rocha por comissão do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano Dom Frei Manoel da Ressurreição; a cujos atos assistiram o mesmo Reverendo Padre Guardião com grande parte da sua Comunidade, e estando a nossa também presente, de que se mandou Lavrar este termo para a todo tempo constar; e Eu Francisco Pereira de Araújo Secretário da Ordem o escrevi aos 12 de julho de 1787 por determinação da Mesa atual da qual somente assinaram o Irmão Vice-Ministro, o Irmão Síndico, e dois Definidores e eu dito Secretário.  

 

Francisco Pereira de Araújo                                             Francisco Pinto Ferraz   

                Secretário                                                                  Vice-Ministro 

 

Francisco José de Carvalho                                               Elesbão Francisco Vaz 

Francisco Nunes Ramalho                                                              Síndico 

Francisco Soares 

Antônio Nunes de Magalhães  

 

OBS.: Para melhor clareza, foi atualizada a grafia. Certas abreviaturas foram transcritas por extenso. Manteve-se a pontuação original e o emprego de maiúsculas.   

Comentários