Pular para o conteúdo principal

OFÍCIO DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR – ESCRITOS DE SÃO FRANCISCO

cristo

TERCEIRA PARTE

Aqui começam outros Salmos, que nosso beatíssimo pai Francisco compilou igualmente. Sejam rezados em lugar dos acima citados Salmos em honra da paixão do Senhor, nos domingos e festas principais desde a oitava de Pentecostes até o Advento e desde a oitava da Epifania até a Quinta-feira Santa. Entenda-se bem que devem ser rezados nesse mesmo dia, porque é o dia da Páscoa do Senhor.

COMPLETAS
Antífona: Santa Virgem Maria
Salmo:
Ó Deus, vinde em meu auxílio (Sl 69).
Como está no Saltério.
MATINAS
Antífona: Santa Virgem Maria.
Salmo:
Cantai ao Senhor…
Como acima…
PRIMA
Antífona: Santa Virgem Maria.
Salmo: Tende piedade de mim, ó Deus…
Como acima…
TERÇA
Antífona: Santa Virgem Maria.

Salmo:
1 Aclamai a Deus, terras todas, cantai a glória do seu nome; – rendei-lhe glorioso louvor (Sl 65,1).
2 Dizei a Deus: Como são estupendas vossas obras! – Tal é o vosso poder que os próprios inimigos vos glorificam (Sl 65,2)
3 Diante de vós se prosterne toda a terra – e cante em vossa honra a glória de vosso nome (Sl 65,3).
4 Vinde ouvi, vós todos que temeis a Deus, eu vos narrarei – quão grandes coisas Ele fez à minha alma (Sl 65,16).
5 A Ele clamei com minha boca, – com minha língua o louvei (Sl 65,17).
6 Do seu templo santo ouviu a minha voz, – meu clamor chegou aos seus ouvidos (Sl 17,7).
7 Bendizei, ó povos, ao nosso Deus, – publicai os seus louvores (Sl 658).
8 Nele serão abençoadas todas as raças da terra, – e todos os povos hão de bendizê-lo (Sl 71,17).
9 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, – que só Ele faz maravilhas (Sl 71,18).
10 Bendito seja eternamente seu nome glorioso, – e toda a terra se encha de sua glória. Assim seja. Assim seja (Sl 71,19).
Glória ao Pai…
Antífona: cf. acima

SEXTA
Antífona: Santa Virgem Maria.
Salmo:
1 0 Senhor te escute no dia da provação, – e te proteja o nome do Deus de Jacó (Sl 19,2).
2 Do seu santuário Ele te socorra – e de Sião Ele te sustente (Sl 19,3).
3 Ele se lembre de tuas ofertas, – e aceite os teus sacrifícios (Sl 19,4).
4 Ele te dê o que teu coração aspira, – e realize todos os teus desejos (Sl 19,5).
5 Nós vamos alegrar-nos com tua vitória, – e gloriar-nos no nome do Senhor nosso Deus (Sl 19,6).
6 0 Senhor realize todos os teus pedidos. – Agora reconheci que o Senhor enviou a Jesus Cristo, seu Filho (Sl 19,6-7), e Ele julgará o universo com justiça (Sl 9,9).
7 E o Senhor se tornou refúgio para o pobre, e defensor na angústia – e esperam em vós os que conhecem vosso nome (Sl 9,10-22).
8 Bendito seja o Senhor meu Deus, – porque Ele se tornou o meu amparo, o meu refúgio no dia da tribulação (Sl 58.17).
9 A vós, meu Deus, cantarei salmos porque sois minha defesa, – vós sois meu Deus e minha misericórdia (Sl 58,18).
Glória ao Pai….
Antífona: cf. acima…

NOA
Antífona: Santa Virgem Maria
Salmo:
1 Em vós, Senhor, pus minha confiança, não perecerei por toda a eternidade, – por vossa justiça livrai-me, libertai-me (Sl 70,2).
2 Inclinai para mim vossos ouvidos – e salvai-me (Sl 70,2).
3 Sede-me um Deus protetor e uma cidadela forte – para me salvardes (Sl 70,3).
4 Porque vós sois, ó meu Deus, minha esperança; – Senhor, desde a juventude vós sois minha confiança (Sl 70,5).
5 Em vós me foi dada forra desde o seio de minha Mãe, desde o seio materno sois meu protetor, – a vós ressoa sempre o meu louvor (Sl 70,6).
6 Minha boca se encha de vossos louvores para que eu cante sempre vossa glória, – continuamente vossa grandeza (Sl 70,8).
7 Ouvi-me, Senhor, pois vossa bondade é compassiva; – em nome de vossa
misericórdia voltai-vos para mim (Sl 68,17).
8 Não escondais ao vosso servo o aspecto de vossa face – atendei-me logo, porque estou muito atormentado (Sl 68,18).
9 Bendito seja o Senhor Deus meu, porque se tornou o meu amparo, – o meu refúgio no dia da tribulação (Sl 58,17).
10 A vós, meu Deus, cantarei salmos, porque sois minha defesa, – vós sois o meu Deus, sois minha misericórdia (Sl 58,18).
Glória ao Pai…
Antífona: cf. acima

VÉSPERAS
Antífona: Santa Virgem Maria
Salmo: Povos batei palmas…

Como acima…

Fonte: http://franciscanos.org.br/

Comentários