Pular para o conteúdo principal

OFÍCIO DA PAIXÃO DE NOSSO SENHOR – ESCRITOS DE SÃO FRANCISCO

cristo 

Aqui começam os Salmos que nosso beatíssimo pai Francisco fez compilar em honra, memória e louvor da paixão do Senhor, para serem rezados por extenso a todas as horas do dia e da noite. 

Começam com as Completas da Sexta-feira Santa porque naquela noite Nosso Senhor Jesus Cristo foi traído e preso. Cumpre notar que o bem-aventurado Francisco rezava essas horas da seguinte maneira: Primeiro dizia a oração que Nosso Senhor e Mestre nos ensinou: “Santíssimo Pai nosso, etc.” com os louvores, a saber: “Santo, santo, santo” (como ficou dito acima). Após os louvores com sua oração entoava a seguinte antífona, a saber: “Santa Virgem Maria”. Recitava primeiros os Salmos que tinha selecionado; e no fim de todos os salmos que recitava e rezava ainda os Salmos da Paixão. 

No fim do Salmo rezava a seguinte antífona: “Santa Virgem Maria”. Terminada a antífona, encerrava-se o ofício.

PRIMEIRA PARTE

COMPLETAS

Antífona: Santa Virgem Maria.

Salmo

1 – Ó Deus, a vós expus a minha vida; – tendes presentes diante de vossos olhos minhas lágrimas (Sl 55,9).
2 – Todos os meus inimigos urdiam males contra mim, – reuniram-se em conselho contra mim (Sl 40,8).
3 – Pagaram-me o bem com o mal – e meu amor, com o ódio (Sl 108,5).
4 – Em resposta ao meu afeto me acusaram; – eu, porém, orava (Sl 108,4).
5 – Meu santo Pai, Rei do céu e da terra, não vos retireis de mim – porque a tribulação se aproxima e não há quem me acuda (Sl 21,12).
6 – Serão repelidos os meus inimigos no dia em que vos invocar; – eis que reconheci que vós sois meu Deus (Sl 55,10).
7 – Meus amigos e meus companheiros aproximaram-se de mim com hostilidade e se puseram contra mim – e meus companheiros permaneceram à distância (Sl 37,12).
8 – Afastastes de mim os meus amigos, objeto de horror me tornastes para eles; – estou aprisionado sem poder sair (Sl 87,9-10).
9 – Meu santo Pai, não afasteis de mim o vosso auxílio, – meu Deus, acudi em meu auxílio (Sl 21,20).
10 – Vinde depressa em meu auxílio, – Senhor, Deus de minha salvação! (Sl 37,23).
11 – Glória ao Pai…
12 – Antífona: Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a vós, filha e serva do altíssimo Rei e Pai celestial, Mãe de nosso Santíssimo Senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo: rogai por nós com São Miguel Arcanjo e todas as Virtudes do céu e todos os santos junto a vosso Santíssimo e Dileto Filho, Nosso
Senhor e Mestre. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, e por toda a eternidade. Amém.

Cumpre notar que esta antífona é dita a todas as horas canônicas. É rezada como antífona, capítulo, hino, versículo e oração, e isto da mesma maneira tanto às Matinas como às demais horas. Nada mais rezava ele a essas horas do que esta antífona com seus Salmos.

11 Bendigamos ao Senhor Deus vivo e verdadeiro. Rendamos-lhe louvor, glória, honra, bênção e todos os bens. Amém. Amém. Assim seja. Assim seja.

MATINAS
Antífona: Santa Virgem Maria

Salmo
1 Senhor Deus da minha salvação – dia e noite clamei diante de vossa face (Sl 87,1)
2 Chegue à vossa presença minha oração, – inclinai o vosso ouvido à minha súplica (SL 87,2)
3 Acorrei à minha alma e livrai-a, – salvai-me dos meus inimigos (Sl 68,19).
4 Pois fostes vós que me extraístes do ventre de minha mãe, minha esperança desde os peitos de minha mãe: – de vós dependo desde o seio de minha mãe (Sl 21, 10).
5 Vóis sois o meu Deus desde o ventre de minha mãe, – não vos retireis de mim (Sl 21,11)
6 Vós conheceis o meu opróbrio e minha confusão – e minha grande humilhação (Sl 68,20).
7 Ante vossos olhos estão todos os que me confundem; – meu coração contava com os seus ultrajes (Sl 68,20-21).
8 Esperei em vão quem tivesse compaixão de mim, – quem me consolasse, e não encontrei (Sl 68,21).
9 Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, uma turba de prepotentes atentava contra minha vida, – e a vos não tinham presente ante seus olhos (Sl 85,14).
10 Já sou contado entre os que descem à tumba, – tal qual um homem inválido sem recurso, abandonado aos mortos (Sl 87,5).
11 Vós sois meu santíssimo Pai, meu Rei e meu Deus (Sl 37,22).
12 Vinde em meu socorro, – Senhor, Deus de minha salvação (Sl 37,23).
Glória ao Pai…
Antífona: cf. acima

PRIMA
Antífona: Santa Virgem Maria

Salmo III
1 Tende piedade de mim, ó Deus, tende piedade de mim, – porque a minha alma em vós procura o seu refúgio (Sl 56,1).
2 Abrigo-me à sombra de vossas asas – até que a tormenta passe (Sl 56,2).
3 Clamarei a meu supremo Pai santíssimo, – ao Deus que me cumulou de benefícios (Sl 56,3).
4 Enviou do céu o auxilio que me salvou, – cobriu de confusão os que me perseguiam (Sl 56,4).
5 Deus estendeu sua mão e sua verdade, livrou-me dum inimigo poderoso e daqueles que me odeiam, – de adversários mais fortes do que eu (Sl 17,18).
6 Eles armaram laços aos meus pés, – e dobraram minha alma ao chão.
7 Diante de mim cavaram uma fossa; – caíram nela eles mesmos (Sl 56,7).
8 Disposto está o meu coração, meu Deus, disposto está o meu coração – para
cantar e entoar hinos de louvor (Sl 56,8).
9 Desperta-te, meu canto de glória, despertai-vos, harpa e cítara; – levantar-me-ei pela aurora (Sl 56,9).
10 Entre os povos, Senhor, vos louvarei; – salmodiarei a vós entre os gentios (Sl 56,10).
11 Porque aos céus se eleva a vossa misericórdia – e até às nuvens vossa verdade (Sl 56,11).
12 Elevai-vos, ó Deus, nas alturas dos céus, – e brilhe a vossa glória sobre toda a terra (Sl 56,12).
Glória ao Pai….
Antífona, cf. acima
Cumpre notar que o presente Salmo é sempre rezado à Prima.

TERÇA
Antífona: Santa Virgem Maria.
Salmo:
Salmo IV
1 Tende piedade de mim, ó Deus, porque aos pés me pisaram os homens, – sem cessar me oprime o adversário (Sl 55,2).
2 Meus inimigos continuamente me espezinharam, – pois são numerosos os que me combatem (Sl 55,3).
3 Todos os meus inimigos urdiam males contra mim, – reuniram-se em conselho contra mim (Sl 40, 8-9).
4 0s que insidiavam minha vida, – reuniam-se em conselho contra mim (Sl 70,10).
5 Eles saíam para fora – e confabulavam (Sl 40,8).
6 Todos os que me viam zombavam de mim, – falavam com os lábios e meneavam a cabeça (Sl 21,8).
7 Eu porém sou um verme, não sou homem, – o opróbrio de todos e a abjeção da plebe (Sl 21,7).
8 Por causa de meus inimigos tornei-me opróbrio para meus vizinhos, – e o horror dos meus conhecidos (Sl 30,12).
9 Santo Pai, não afasteis de mim a vossa ajuda, – Senhor, Deus de minha salvação (Sl 37,23).
10 Apressai-vos em socorrer-me, – Senhor Deus, meu Salvador,

Antífona, cf. acima

SEXTA
Antífona: Santa Virgem Maria
Salmo:
1 Com minha voz clamei ao Senhor, – com minha voz supliquei ao Senhor (Sl 141,2).
2 Derramo ante sua face minha oração, – e lhe exponho toda a minha angustia (Sl 141,3).
3 Na hora em que o espírito desfalece, – vós conheceis o meu caminho (Sl 141,3).
4 Na senda em que andava, – ocultaram-me um laço (Sl 141,4).
5 Olhava para a direita e observava, – e todos simulavam não conhecer-me (Sl 141,5).
6 Não existe para mim um refúgio, – e não há quem se interesse pela minha vida (Sl 141,5).
7 Pois foi por vós que eu sofri afrontas, – e o rubor da confusão subiu-me à face (Sl 68,8).
8 Tornei-me um estranho para meus irmãos, – um desconhecido para os filhos de minha Mãe (Sl 68,9).
9 Pai santo, o zelo de vossa casa me consome – e os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim (Sl 68,10).
10 E na minha desgraça eles se reuniram para se alegrar, – juntaram-se para me dilacerar a golpes sem eu saber por quê (Sl 34,15).
11 Mais numerosos que os cabelos de minha cabeça, – os que me detestam sem razão (Sl 68,5).
12 Tornaram-se fortes os meus inimigos que me perseguiram injustamente; – o que não roubara quiseram que restituísse (Sl 68,5).
13 Surgiram testemunhas falsas, – interrogaram-me sobre o que eu desconhecia (Sl 34,11).
14 Retribuíram-me o mal pelo bem recebido, – e caluniavam-me, porque eu queria fazer o bem (Sl 37,21).
15 Vós sois meu Pai santíssimo, – meu Rei e meu Deus (Sl 43,5).
16 Vinde depressa em meu auxílio, – Senhor, Deus de minha salvação (Sl 37,23).
Glória ao Pai…
Antífona: cf. acima

NOA
Antífona: Santa Virgem Maria

Salmo:

1 O vós todos que passais pelo caminho – atendei e vede se há dor semelhante à minha dor (Lm 1,12).
2 Porque rodeou-me uma malta de cães, – cercou-me um bando de malfeitores (Si 21,17).
3 Eles olharam para mim e me observaram bem, – repartiram entre si as minhas vestes e lançaram a sorte sobre a minha túnica (SI 21,18-19).
4 Traspassaram minhas mãos e meus pés – e contaram todos os meus ossos (Si 21,17-18).
5 Contra mim eles abriram suas fauces – como um leão que ruge e arrebata (Si 21,14).
6 Pareço-me com água derramada, – e desconjuntados estão todos os meus ossos (Si 21,15).
7 Meu coração tornou-se como de cera – que se derrete nas minhas entranhas (Si 21,15).
8 Ressequido como caco de louça está o meu vigor – e gruda-se no paladar a minha língua (Sl 21,16).
9 Deram-me fel por alimento, – na minha sede deram-me vinagre a beber (Si 68,22).
10 Reduziram-me ao pó da morte (SL 21,16) – e reduplicaram a dor de minhas chagas (Sl 68,27)
11 Deitei-me a dormir e levantei-me de novo – e meu santíssimo Pai me recebeu com honras (Sl 3,6)
12 Santíssimo Pai, vós me tomastes pela mão direita, – vossos desígnios me conduziram e me recebestes com honras (Sl 72, 23-24).
13 Pois quem senão vós existe para mim no céu, – e o que desejei na terra senão a vós? (Sl 72,25).
14 Reparai e reconhecei que sou Deus, diz o Senhor, – dominarei sobre as nações e sobre toda a terra (Sl 45,11).
15 Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que libertou com seu próprio sangue sacratíssimo as almas de seus servos; – não serão desamparados os que n’Ele esperam (Sl 33,23).
16 E sabemos que Ele vem, – que virá julgar o mundo com justiça (Sl 95,13).
Glória ao Pai…
Antífona: cf. acima

VÉSPERAS
Antífona: Santa Virgem Maria
Salmo:

1 Povos, batei palmas de aplauso, – aclamai a Deus com vozes alegres (Sl 46,2).
2 Porque o Senhor é excelso e terrível – Rei supremo sobre toda a terra (Sl 46,3).
3 Eis que o santíssimo Pai celestial, nosso Rei, enviou desde os tempos antigos do alto o seu dileto Filho, – e operou a salvação por toda a terra (Sl 73,12).
4 Alegrem-se os céus, rejubile a terra, ressoe o mar com tudo o que contém, – rejubilem-se os campos e o que neles existe (Sl 95,11-12).
5 Cantai ao Senhor um cântico novo, – cantai ao Senhor, universo inteiro (Sl 95,1).
6 Porque o Senhor é grande e digno de louvor, – é mais temível que todos os deuses (Sl 95,4).
7 Dai ao Senhor, ó famílias dos povos, – dai glória e poder ao nome do Senhor (Sl 95,7-8).
8 Oferecei em holocausto os vossos corpos e carregai a sua santa cruz – observai até o fim a sua santa lei (Lc 14,27).
9 Trema ao seu olhar a face da terra; – anunciai entre os povos que (do lenho) reina o Senhor (Sl 95,10).

Até aqui se reza desde a Quinta-feira Santa até a festa da Ascensão. E na festa da Ascensão acrescentam-se os versículos seguintes:

10 E subiu aos céus, – e está sentado à direita do santíssimo Pai celestial.

11 Elevai-vos, o Deus, nas alturas dos céus, – e sobre a terra em vossa glória (Sl 56,12).
12 E sabemos que Ele vem, – que virá para julgar com justiça (Sl 95,13).
Glória ao Pai…

Fonte: http://franciscanos.org.br/

Comentários