Pular para o conteúdo principal

TRÂNSITO

festasf_041017_4

O Trânsito de São Francisco é uma celebração que faz memória dos últimos momentos do santo na terra através de uma piedosa encenação. No Convento São Francisco foi celebrado ontem (3/10), às 18 horas.

Frei Diego Melo fez a pregação e chamou a atenção que esta data, 3 de outubro de 1226, pode ser celebrada como uma simples recordação dos últimos momentos de vida de São Francisco, ou seja, um fato acontecido há mais de oito séculos, “que em nada toca a nossa vida concreta, servindo apenas para uma rápida e passageira emoção e, de certa forma, como um tranquilizante de nossas consciências”.

Mas Frei Diego fez a seguinte provocação: “Há outra forma de memória, que é uma recordação mais desafiadora e até mesmo desconfortante. Trata-se da recordação do passado da qual surgem novas e desafiadoras perspectivas para o presente e para o futuro. Essa segunda maneira de fazermos memória desse trânsito de São Francisco, em que procuramos tirar lições para a nossa atualidade, talvez esteja mais próxima daquilo que Francisco mesmo nos pediu e advertiu, quando na sua sexta Admoestação lembrava que seria ‘uma grande vergonha para nós, servos de Deus, terem os santos praticado obras dignas de serem exaltadas e nós querermos receber honra e glória somente por contar e pregar o que eles fizeram'(Adm 6)”, disse.

Participaram desta celebração os frades das três Fraternidades da Província em São Paulo, religiosos (as), a OFS, Jufra, jovens vocacionados e paroquianos.



Foto tirada pela OFS

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/


Comentários