Pular para o conteúdo principal

Memória de São Francisco de Assis

sabor_041017

Tempo Comum

Lc 9,57-62


“Quem põe a mão no arado e olha para trás, não serve para o Reino de Deus.”

No evangelho deste dia, somos chamados a não pormos as mãos no arado e olhar para trás. Assim também fez São Francisco, que procurou gloriar-se na cruz do Senhor, renunciando a sua própria vontade.

Para Francisco, o ponto crucial é estar em espírito e verdade, sentindo a presença constante de Deus pela pessoa de Jesus Cristo e mostrar que Jesus é o centro, Caminho, Verdade e Vida, para que o discipulado aconteça, numa dinâmica em confronto constante com Cristo, de modo a levar-nos a conversão num conformar-se a Ele.

Pela abertura de coração, o Espírito do Senhor imprimirá em nós a graça santificadora a partir da nossa decisão em fazer a sua vontade pelo exercício de fé. Porém, quanto mais fé tivermos, mais sensibilidade teremos de sentir a presença viva de Cristo, levando-nos ao compromisso, a ser sacrário e ao mesmo tempo templos do Espírito Santo, assumindo uma nova identidade cristã em Espírito, Verdade e Vida, a exemplo de Francisco, que se fez menor produzindo um movimento de comunhão com Deus, a natureza e os irmãos.

Que São Francisco de Assis abençoe as famílias e os seus seguidores no carisma. Paz e Bem!

Reflexão feita pelos noviços

Fonte: http://www.franciscanos.org.br/

Comentários