Pular para o conteúdo principal

Retiro Anual 03.09.2016

Irmãos e irmãs,
Paz e bem!

Aconteceu no dia 03/09/16, sábado, o retiro anual da fraternidade. Frei Anacleto Luís Gapsky, OFM desenvolveu o tema: O Ano Santo da misericórdia na parte da manhã refletindo os textos e meditação do documento do Papa Francisco ressaltando o ano da misericórdia com citações na bíblia, da espiritualidade franciscana e documentos da Igreja.
Após o almoço Frei Anacleto nos conduziu pelo caminho penitencial levando-nos a fazer memória de nossas faltas na vida de fraternidade com aquilo que o papa tem solicitado aos cristãos de todo o mundo: ter o coração misericordioso como Deus é misericordioso. E aos poucos fomos pensando em nossas faltas pedindo perdão.

E chegou o momento forte de nosso retiro: passar pela porta Santa. Fizemos fila lembrando a peregrinação e um a um dos irmãos foi entrando pela porta santa à entrada da sacristia.
O que será que estava por detrás da porta? Cada um saía com um sentimento diferente do outro. Um irmão saía pensativo, outro demorou um pouco mais, outro ainda com lágrimas nos olhos ia retornando ao seu lugar. Que experiências tiveram lá dentro?

Fica para cada um de vocês o mistério: O que estava por trás da Porta Santa...?

No domingo dia 04, começamos nosso dia de encontro fraterno ás 9 horas com a santa missa presidida pelo Frei Marcos.

Em seguida nosso costumeiro café da manhã bem animado pela equipe do canto.

E após nos dirigimos ao salão da fraternidade. O Irmão Ivo conduziu nosso momento formativo com o tema: Jubileu do Perdão de Assis. De maneira simples, cordial e palavras sábias foi abordando o tema ligando ao tema do retiro com o Ano santo da misericórdia levando á reflexão nossas atitudes, nosso modo de vida franciscana condizente com Francisco e Clara de Assis. Foi muito bom.

E após saboreamos um delicioso almoço preparado com muito carinho pelas irmãs. E finalizamos nosso encontro com a reza da coroa franciscana na capela.

Que os frutos do nosso retiro permaneçam em nossos corações e nas atitudes da vida fraterna.

Agradeço aos irmãos e irmãs que trabalharam pela realização de nosso retiro: na organização, decoração e lembrancinhas distribuídas aos participantes, tudo feito com muito amor e carinho.

Que Deus conceda a todos muitas bênçãos e graças.     

Por tudo Deus seja louvado!

Maria Nascimento
























Comentários