Pular para o conteúdo principal

Orientações de evangelização para a Juventude Franciscana do Brasil

 “A Evangelização leva-nos a uma COMUNHÃO COM DEUS E COM AS PESSOAS, como filhos e filhas amados, na medida em que nós, como Igreja vivemos o Mistério da Comunhão no Amor de Deus, Uno e Trino, seremos sinal de Salvação no mundo”.
Qual é nossa missão? É Anunciar o Evangelho a toda a criatura. “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9,16).
1º - A JUFRA é uma FRATERNIDADE de jovens leigos (as) inspirados pelo Espírito Santo para uma constante busca de viver profundamente o Batismo avançando nas águas mais profundas no carisma missionário franciscano e assumindo na comunidade o compromisso do seguimento de Jesus Cristo, que brota do seio de Deus o AMOR, a CONTEMPLAÇÃO e a MISSÃO, e se revela na vida de Jesus Cristo, o Missionário do Pai, os mistérios de Deus.

Os (as) irmãos (ãs) da JUFRA tornam essa missão realidade, através de uma profunda experiência cotidiana de amor ao Cristo, pobre, humilde, crucificado e ressuscitado presente na santa EUCARISTIA, e em todas as pessoas humanas, sem distinção de cor, raça, sexo, religião, posição social ou nível econômico, mas com especial atenção aos mais simples e carentes, inspirados sempre pela espiritualidade de nosso Seráfico Pai São Francisco. Além disso, os (as) irmãos (ãs) da JUFRA sempre procurarão, de acordo com sua realidade, unindo com métodos diversificados e comuns, para tornar efetiva, a missão evangelizadora, própria de todos os discípulos e discípulas de Cristo, buscando sempre a santidade, possível em todos os estados de vida, sendo que todos os Jufristas nas suas respectivas etapas da formação são considerados missionários.
 
I - OBJETIVOS
3º - Os objetivos da orientação de evangelização para JUFRA, são para formar Jufristas em todos os aspectos da vida principalmente na espiritual e humana, para que amadurecidos na fé e na vida, possam comprometer-se com a pessoa de Jesus Cristo na construção do seu Reino definitivo buscando viver uma vida simples e santa testemunhando e anunciando o amor de Deus no mundo.
4º - Os (as) irmãos (ãs) da JUFRA, haverão de evangelizar todo o povo de Deus, com renovado ardor  missionário, sempre “ATENTO AOS SINAIS DOS TEMPOS”, buscando recriar o seguimento de Cristo, através da inculturação do Evangelho, de uma vida simples, abraçando a pobreza evangélica, como sinal profético da presença do Reino de Deus no mundo.
5º - A JUFRA do Brasil haverá de formar e amadurecer os jovens para que sejam protagonistas da ação evangelizadora na Igreja do Brasil nas suas respectivas áreas de atuação.
6º - Os (as) irmãos (ãs) da JUFRA deverão contribuir para a dinamização das atividades evangelizadora e pastoral em sua Igreja local, através do engajamento ativo na comunidade eclesial. Todos os jovens da JUFRA no Brasil terão como primeiro campo de missão sua família dando seu testemunho pessoal na sua casa e em seguida na Paróquia, devendo, portanto, estarem engajados em algum serviço pastoral.
-  Desenvolver na fraternidade uma vida de irmãos fraternos dos que vivem em comunidade de amor. Levando para o mundo a mensagem de unidade na diversidade.
8º - Cooperar sempre na defesa da vida, da ecologia, dos direitos humanos e da família, participando de atividades ou desenvolvendo na medida do possível projetos na linha da educação formal ou informal e profissionalizante, na educação pela arte e pela saúde, que isso se proponham, sempre levando em consideração nosso carisma e a espiritualidade.
- Utilizar as diversas expressões artísticas como veículo de Evangelização, sem nunca desligar esta prática do nosso carisma e espiritualidade. Transformando a musica, a poesia, a cor e o movimento em instrumentos que possibilitem a experiência de homens e de mulheres com Deus, que é o autor da vida, aquele que nos pintou com perfeição.
10º - A JUFRA, sem jamais diminuir seu zelo e seu empenho na ação evangelizadora, haverá de comprometer-se também, enviando jovens a outros lugares e articular a participação em MISSÕES POPULARES na comunidade paroquial ou em outros lugares quando possível e solicitado.
11º - Colaborar ativamente para a animação da vida litúrgico-sacramental nas paróquias e comunidades, onde  a JUFRA do Brasil estiver inserida e presente.
12º - Proporcionar aos irmãos da fraternidade formação voltada para a missão e evangelização tendo como temas básicos: relações humanas, político-social, eu e a bíblia, pastorais sociais, catequese, celebrações litúrgicas, franciscana/missionária, e ecumênica para ajudar na inserção, conhecimento e manutenção do serviço da ação evangelizadora.
II - OS PRINCÍPIOS DA EVANGELIZAÇÃO
13º - A JUFRA no Brasil, por meio da evangelização, haverá de empenhar-se também na criação  organização e acompanhamento das novas fraternidades que poderão surgir através da evangelização ativa no qual o secretariado regional será o primeiro responsável em dar todo e qualquer apoio.
14º - As Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) que são redes de pequenas comunidades, tornando viva a dinâmica do Evangelho. Estando os missionários da JUFRA engajados e comprometidos com a “opção preferencial pelos pobres”, numa busca constante de ligar fé e vida, aliem-se àqueles que constituem a base da pirâmide social.
15º - Para fomentar na Igreja o jeito de ser das Ceb’s, em comunhão com os pastores da Igreja, a JUFRA no Brasil, haverá de lutar incansavelmente para que: Na Fraternidade haja um verdadeiro compromisso em promover o engajamento nas comunidades eclesiais de base, através de seu compromisso assumindo uma ajuda na formação e animação em encontros das comunidades sem prejudicar a vida da fraternidade que é a unidade básica de vivencia do carisma franciscano.
16º - Os (as) irmãos (ãs) da JUFRA, sempre alimentados pela ORAÇÃO, pela SAGRADA ESCRITURA e pela EUCARISTIA, buscarão viver continuamente a solidariedade com os excluídos e marginalizados da sociedade.
17º - Todos os (as) irmãos (ãs) da JUFRA deverão se reunir uma vez por mês para que fortalecidos com momentos fortes de oração e contemplação planejem ações evangelizadora.
18º - O Assistente Espiritual e Animador Fraterno serão orientadores como também fazem parte das atividades missionárias a serem realizadas pela fraternidade.
19º -  Que os (as) irmãos (ãs) da JUFRA dediquem-se na evangelização ao serviço pastoral e comunitário sem prejudicar sua vida pessoal e familiar, suas atividades profissionais, condições financeiras, ou relação matrimonial. Realizando suas atividades profissionais e provendo seu próprio sustento, sem esquecer de que o mundo precisa ardentemente de sua presença ativa e de seu testemunho pessoal de vida.
20º -  Sendo proveitoso para o crescimento do Reino de Deus a fraternidade deverá, dentro de suas possibilidades nos seus repetíveis níveis ter um (uma) Subsecretario (a) de Ação Evangelizadora dedicado ao serviço da evangelização, trabalhando em atividades, projetos ou empreendimentos desenvolvidos pela fraternidade. A Subsecretaria de Ação Evangelizadora será coordenado por um Jufrista que tenha compromisso e uma boa caminhada na JUFRA que dá testemunho de vida para os irmãos e para o mundo.
21º - Além das reuniões para oração e formação, a fraternidade deverá encontrar-se também em momentos para o lazer e recreação, que ajuda aos jovens a vivenciarem toda a formação que receberam e mostrando ao mundo uma nova maneira saudável de brincar e se divertir sem agredir a si e ao próximo podendo ser outro instrumento de evangelização: as descontrações fraternas.
22º - Os (as) irmãos (ãs) da JUFRA devem viver a liberdade de consciência, podendo exercer em suas respectivas localidades atividades políticas e sociais, lutando sempre pela justiça social, a paz e a cidadania, levando em consideração nosso carisma e espiritualidade, de modo que não atrapalhe o  chamado fundamental de Deus e de sua vocação.
23º - A JUFRA sendo uma fraternidade de jovens leigos (as), terá um compromisso. Os jufristas serão Missionários e Missionários que se doam à obra das MISSÕES, aos serviços da JUFRA da Igreja e da sociedade. Que buscam viver o mesmo carisma e espiritualidade lembrando sempre dos Conselhos Evangélicos, pobreza, obediência e castidade trazendo para a realidade dos leigos (as), recebendo formação específica na sua caminhada missionária, sendo aqueles e aquelas que assumem, na íntegra, todo o ser de pertencer e existir a JUFRA do Brasil.
III - O CARISMA DA JUFRA PARA EVANGELIZAÇÃO
24º - Os (as) irmãos (ãs) da JUFRA são chamados pelo Espírito Santo para testemunharem e anunciarem o AMOR DE DEUS ao seu povo através do acolhimento, do serviço e da simplicidade de suas vidas, no desempenhar de suas atividades profissionais, de sua vida familiar e social do seu testemunho na oração e no engajamento eclesial.
25º - Para vivenciar o carisma na JUFRA, os (as) irmãos (ãs) poderão utilizar todos os meios disponíveis e lícitos, tais como: arte, encontros, retiros, trabalhos em instituições educacionais ou hospitalares, de assistência social, e meios de comunicação acessíveis a sua realidade local.
IV - A ESPIRITUALIDADE DO JUFRISTA MISSIONÁRIO
26º - Os (as) irmãos (ãs) da JUFRA devem cultivar uma intensa vida espiritual, alimentada pela ORAÇÃO, pela PROCLAMAÇÃO E MEDITAÇÃO DA  PALAVRA DE DEUS, pela EUCARISTIA e pela PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA. Cada irmão (ã), diariamente, de acordo com suas possibilidades, dedique algum tempo do seu dia  ao silêncio, à oração, e à união intima com Jesus.
27º -  Deverão ser lembradas e celebradas datas que são importantes para o Jufrista: Festas da Família Franciscana e Festas da Igreja.
V - CARACTERÍSTICAS DO JUFRISTA MISSIONÁRIO

28º -  Os (as) jufristas quando estiverem em missão devem sentir-se inspirados e atraídos por Deus e por sua luz, respondendo generosamente a esse chamado. Que ele ou ela não vá para a missão por conta próprio na busca de solucionar todos os problemas do mundo, e que sua missão seja encarada com amor, pois essa é a sua vocação. Esteja sempre na presença de Deus, buscando sempre o discernimento e impulsionado a ir com cuidado ao encontro do outro, do diferente.


29º Na sua missão espiritual sejam construtores do Reino de Deus no coração dos homens; levando Deus às pessoas e as pessoas a Ele; Vivendo tudo por amor de Deus; e partilhando o bem que recebeu Dele com fé.

30º -Devendo sempre estar atento à sua missão sendo um enviado de Deus. Reserve na fraternidade a prioridade sobretudo atividades pastorais; Conheça com sensibilidade as necessidades locais; Seja discípulo e ponha-se ao serviço; Sair do comodismo de sua casa e abra-se ao diálogo respeitando tudo e todos vivendo seu serviço com relação fraternal.

31º -Trabalhando para implantar novas fraternidades da JUFRA dando a conhecer a Jesus através de Francisco e Clara; encarnando o carisma franciscano por onde passar com seu testemunho de vida; suscitar vocações e acompanhar os novos jovens; colaborar com o crescimento da Família Franciscana (OFS/JUFRA) na promoção vocacional. Evangelizando com a vida, com o testemunho e com um bom exemplo. Que você esteja numa fraternidade para viver sua fé do que para levar seus interesses pessoais; se converta antes de converter os outros. 

32º -Anunciando Jesus e sua palavra salvifica, transmitindo aos outros o Jesus que vive em você, com palavras breves e sensatas. Una ação à contemplação, colaborando com Deus e seu projeto; sua força está na oração, na leitura da Palavra de Deus e na Eucaristia; seja um jovem de fé, anunciando Jesus sempre com alegria e amor.
 
VI - A IDENTIFICAÇÃO DO JUFRISTA MISSIONÁRIO

33º - Os (as) irmãos (ãs) da JUFRA serão identificados pelo uso diário do TAU que será de madeira em um cordão simples, na qual estará presente o símbolo do franciscanismo, símbolo do amor e entrega total.
O TAU será símbolo comum a todos os (as) irmãos (ãs) da JUFRA nas diversas etapas da formação.

34º - Os (as) irmãos (ãs) da JUFRA, assumirão estas orientações como fonte inspiradora para as ações evangelizadoras da Fraternidade, ficando abertas à procura de outras fontes de pesquisas para ajudar na formação e missão.

35º – Estas orientações de evangelização ajudará no amadurecimento do (a) jufrista sendo utilizado por todas as Fraternidades da Juventude Franciscana do Brasil, nos diversos níveis, naquilo que o couber.


Fortaleza, Ceará, 23 de setembro de 2006.


Marcio William Alencar de Castro

Subsecretário Nacional de Ação Evangelizadora da JUFRA do Brasil














Comentários