Pular para o conteúdo principal

Frades abençoam os animais do Zoológico de São Paulo


Érika Augusto

São Paulo (SP) – A manhã estava agradável na capital paulista nesta quinta-feira, 1º de outubro. Um tempo propício para a atividade programada na Fundação Zoológico de São Paulo: a bênção ao espaço, equipe e animais. Frei Gustavo Medella conduziu a celebração, que foi acompanhada por dezenas de funcionários do Zoológico, entre eles o diretor-presidente, Paulo Magalhães Bressan e Fátima Valente Roberti, diretora administrativa.

Além de Frei Gustavo, estiveram presentes Frei Alvaci Mendes da Luz, Frei Alexandre Rohling, Freio Odorico Decker, Frei João Bunga e Frei Ermelindo Francisco, além de um grupo de jovens vocacionados. O tema central da celebração realizada foi a Encíclica “Laudato Sí”, do Papa Francisco, que trata do cuidado com a criação.

A bênção aconteceu no chamado Lago dos Cisnes, onde existe uma imagem de São Francisco de Assis, doada pela Província Franciscana em 1975. Frei Gustavo acolheu os presentes com muita alegria, afirmando que São Francisco de Assis se sentiria bem em estar ali no Zoológico. Ele acrescentou que aquele é um lugar de cuidado com as criaturas e também de estudo. O frade afirmou ainda o importante papel social que o Zoológico exerce: “As causas sociais e ambientais caminham de maneira integrada. O trabalho que vocês realizam é técnico, mas é também social”, disse.

Frei Gustavo chamou a atenção dos presentes para o que o Papa Francisco pede na Encíclica Laudato Sí: uma vida em equilíbrio. “Não podemos deixar que a ganância e os interesses econômicos tomem o lugar do cuidado com o meio ambiente”. O frade lembrou ainda do drama que vivem milhares de pessoas refugiadas, no Brasil e no mundo, e destacou a urgência da situação.

Para Paulo Bressan, a bênção ao Zoológico é um momento muito esperado por toda a equipe. Ele afirmou que os quase 400 funcionários da fundação ficam ansiosos para a data. “A figura de São Francisco está sempre presente, não importa a denominação religiosa. Isso sentimos aqui, entre os funcionários. Mesmo os que não são católicos esperam por esta data”. O diretor-presidente destacou ainda que a visita dos frades traz um sentido de união para todos, por ser um momento celebrativo, valorizando o trabalho dos funcionários no cuidado e preservação das espécies.

A diretora administrativa Fátima Valente Roberti destaca o trabalho educativo realizado pela Fundação. “O Zoológico tem um papel social importante porque recebe todas as pessoas, de todas as classes sociais, de todas as raças e crenças.” Fátima destacou ainda a relação criada com os franciscanos, pois ultrapassa a vivência religiosa.

Além da bênção realizada no dia de hoje, os funcionários do Zoológico de São Paulo estarão no Largo São Francisco no dia 4 de outubro. Será montado um stand para que o público conheça mais sobre o trabalho realizado, e dois animais estarão com os biólogos na missa do meio-dia.

Fonte: www.franciscanos.org.br

Comentários