Pular para o conteúdo principal

Eleito o novo Conselho Nacional da OFS do Brasil


Em clima fraterno, de muita oração e reflexão, os capitulares elegeram, no sábado, dia 22 de agosto, o novo Conselho Nacional da OFS, Ordem Franciscana Secular do Brasil, no XXXVI Capítulo Nacional, realizado no Cenóbio da Transfiguração, local de formação e espiritualidade da Diocese de Castanhal, Estado do Pará. Um momento tranquilo com muitos candidatos, através de votação eletrônica, sob a presidência da Conselheira da Presidência do CIOFS para o CONESUL: Silvia Diana e do Assistente Espiritual: Frei José Antônio.

Para Ministro Nacional foi eleito Vanderlei Suélio, GO; a Vice-Ministra Maria José, MS; Coordenadora de Formação: Marúcia Conte, PA; Tesoureiro, Aluísio Victal, SP; Secretária, Mayara Ingred, MA; Assessor Jurídico: Antônio Benedito, PA; Coordenador da Área Norte, Jucilene Caldas; Coordenador da Área Nordeste A, Paulo Gomes, CE; Coordenador da Área Nordeste B: Ebevaldo Nascimento, PE, Coordenador da Área Centro Oeste, Luiz Mendes, DF; Coordenador da Área Sudeste, Antônio Júlio, SP; Coordenador da Área Sul Delvanir Reis, PR e os conselheiros Fiscais Titulares: Helio Gouvêa, Nivaldo Moreira e Cláudio Luiz; Suplentes: Cleide Aparecida, Flávio Marins e Maria Isabel Barbosa.

Na noite do sábado, a equipe organizadora do evento presentou os capitulares com comidas regionais: Pato no tucupi, tacaca, maniçoba e caruru. Apresentações culturais deram o tom de animação com apresentação de um grupo da música regional do estilo carimbó. Um grupo de dança folclórica, também da região, que tem na sua composição jufristas e ex-jufrista, fez uma bela apresentação com cores e toda uma simbologia da dança indígena paraense.

“Agradeço a confiança dos irmãos em ter me escolhido para mais esse serviço à Ordem e ao Reino de Deus. Espero corresponder com as expectativas, pois como fui Vice-Ministro no conselho anterior, sem que temos muitos desafios pela frente”, essas foram as palavras do novo Ministro eleito e empossado, Vanderlei Suélio.

Quem também teve uma passagem pelo Capítulo foi o idealizador do excelente local, o Bispo da cidade de Castanhal, Dom Carlos Verzelettti, que presidiu uma celebração eucarística. “Senti-me honrado em receber a fraternidade franciscana, vida de várias partes do Brasil. Acredito que cada um traz um pouquinho do espírito de São Francisco, nos enriquecendo com as suas experiências. Acolher vocês foi respirar um pouco o ar de São Francisco”, declarou o Bispo.

Outro Bispo, da Diocese de Abaetetuba, Dom José Maia Chaves, presidiu outra celebração e demonstrou satisfação pelo convite e testemunhou que os franciscanos seculares de sua diocese estão sempre a serviço. Em sua homília, ele levou a cada um dos presentes a refletir ainda mais os valores franciscanos, pois deu vários exemplos, na vida prática, de como deve viver um franciscano na família, no trabalho no cuidado até com a empregada doméstica. “Divulguem mais o carisma, precisamos impregnar os meios de comunicação, tão cheios de coisas ruins, com boas ações, com exemplos como os de vocês” aconselhou.

Posse do Novo Conselho

A posse dos conselheiros do Nacional da OFS ocorreu na missa do domingo, 23, com a simbólica passagem de uma vela acesa transferida pelo Ministro Cessante para o Ministro Eleito que passou para os demais conselheiros. Após a missa, os trabalhos prosseguiram, no auditório, com o relatório da Juventude Franciscana, Jufra a votação das prioridades para o triênio de 2015-2018 e foram aprovadas as novas prioridades que serão publicadas no link do Capítulo no Site da OFS. Também e definido que Curitiba, PR será o local do próximo Capítulo, possivelmente, em 17 a 18 de março de 2017, que vai ser avaliativo.

Fonte: www.ofs.org.br – Texto e Fotos: Edmilson Brito

Fonte:www.franciscanos.org.br

Comentários