Pular para o conteúdo principal

Memória da Profissão da Regra de São Francisco de Assis

 


16 de abril – Memória da Profissão da Regra de São Francisco de Assis


Caríssima irmã, caríssimo irmão, Paz e bem!, No dia 16 de Abril, a Família Franciscana espalhada em diversas partes do mundo faz solene memória do dia em que São Francisco e doze de seus companheiros, no ano de 1209, celebrou a Profissão de sua Regra nas mãos do Papa Inocêncio III, dando início à Ordem dos Frades Menores. É a partir desse fato que nasceu a Vida Franciscana, expressa na força e vitalidade de diversos carismas , no seguimento do Cristo Pobre, Crucificado e Ressuscitado, a exemplo de Francisco de Assis. É graça a essa Profissão que os franciscanos e franciscanas bebem de sua fonte e fundamentam a sua vocação e missão na Igreja e no mundo. Assim descreve esse feito o Anônimo Perusino, nas Fontes Franciscanas : CAPITULO 7 - Como foram a Roma e o senhor papa lhes concedeu a Regra e pregação. 31 1 Vendo o bem-aventurado Francisco que a graça do Salvador aumentava seus frades em número e merecimento, disse-lhes: — “Estou vendo, irmãos, que o Senhor quer fazer de nós uma grande congregação.2 Por isso vamos a nossa mãe, a Igreja Romana, contemos ao Sumo Pontífice o que o Senhor está fazendo por nós, e vamos fazer o que começamos por vontade e preceito dele”. 3 Como lhes agradou o que dissera, tomou consigo os doze frades e foram para Roma. 32 1 Quando chegaram a Roma, encontraram o bispo da cidade de Assis, que nesse tempo estava em Roma.2 Ao vê-los acolheu-os com grande alegria. 3 O bispo era conhecido de um Cardeal, chamado dom João de São Paulo, homem bom e religioso, que amava muito os servos do Senhor. 4 A ele o bispo

já falara sobre o projeto e a vida do bem-aventurado Francisco e de seus frades. 5 O qual, tendo ouvido isso, Com estas informações, tinha um grande desejo de encontrar o bem-aventurado Francisco e alguns de seus irmãos. 6 Sabendo que estavam na cidade, mandou chamá-los e os fez vir a sua casa. 7 Vendo-os, recebeu-os com devoção e amor. 36 1 E levantando-se na mesma hora foi ao Apostólico e contou o que o Senhor lhe havia revelado. 2 Ouvindo isso, o senhor Papa ficou veementemente admirado, porque Deus revelara sua vontade a um homem tão simples. 3 E soube que ele “não caminhava na sabedoria dos homens, mas na luz e na força do Espírito” (1Cor 2,4). 4 Em seguida o bem-aventurado Francisco inclinou-se e prometeu ao senhor Papa obediência e reverência com humildade e devoção. 5 E os outros frades, porque ainda não tinham prometido obediência, prometeram semelhantemente ao bem-aventurado Francisco obediência e reverência, conforme o preceito do senhor Papa. 6 E o senhor Papa concedeu-lhe a Regra, e também para os irmãos que tinha e para os que viriam. 7 Deu-lhe autorização para pregar em qualquer lugar, como lhe concedesse a graça do Espírito Santo, e que também os outros frades, aos quais fosse concedido o ofício da pregação pelo bem-aventurado Francisco, pudessem pregar. 8 Daí em diante o bem-aventurado Francisco começou a pregar ao povo pelas cidades e castelos, como o Espírito do Senhor lhe revelava. 9 O Senhor colocou em sua boca palavras honestas, melífluas e dulcíssimas de modo que mal podia alguém saciar-se de ouvi-lo. Em memória a este tão felicíssimo início, foi estabelecida a renovação devocional da Profissão que deve ser feita com verdadeiro fervor por todos e cada um dos membros professos, das três Ordens Franciscanas, tanto em comum como em particular.

Nós franciscanos seculares devemos renovar com ardor e entusiasmo o compromisso de seguir o Evangelho de Cristo, que um dia assumimos por ocasião da nossa Profissão na Ordem Franciscana Secular. .

George Luiz Cardoso, OFS

Mestre de Formação

Comentários