Pular para o conteúdo principal

Solenidade de Todos os Santos e Encontro Fraterno

No domingo dia 6 de novembro em que celebramos a solenidade de Todos os Santos a fraternidade das Chagas participou da Santa Missa celebrada pelo Frei Mário Tagliari, OFM. Em sua homilia ressaltou que todos os filhos de Deus estão no caminho de santidade. Que ser santo, não quer dizer não pecar ou ser santo de altar. Uma vez que, apesar de existirem muitos santos reconhecidos pela Igreja e que são para nós um testemunho de vida, ainda existem tantos outros que não estão no altar, mas viveram uma vida santa. Ser santo significa arrepender-se e reconhecer que pecou, reconhecer-se pequeno, menor. Sentir vergonha de ter pecado. Ter a consciência de que somos e temos limitações, mas crendo que seremos salvos não por nosso merecimento, mas pela graça de Deus, lavados pelo sangue de Cristo. 
 
Logo após um momento de café nos reunimos para a formação com o tema: A Mística da Paz em Francisco e Clara que o próprio Frei Mário conduziu. Respondendo algumas questões dos irmãos e interagindo com a descrição sobre esses santos, humildes e servos do Senhor. Para Francisco, o miserável vermezinho, ínfimo servo de Deus. 
 
Que o nosso ser franciscano, o ser penitente, não esteja apenas em abster-se disso ou daquilo, mas no saber amar, no saber perdoar, saber fazer a vontade de Deus em nossa vida. Vivendo uma harmonia, onde a paz reina, mesmo nas dificuldades e conflitos. Vivendo numa harmonia entre o "eu" e Deus, porém também entre o "eu" e os irmãos... fazendo misericórdia para com eles e agraciados pela misericórdia do Senhor. Transformando o nosso ser em paz e bem.
 
Após o almoço a fraternidade reuniu-se na Igreja para o encerramento com a Hora Santa Franciscana, experienciando um forte momento de espiritualidade com a oração e adoração diante do Santíssimo Sacramento.



Comentários