Pular para o conteúdo principal

Encontro 06.03.2016

Irmãos e irmãs,
Paz e bem!

A liturgia deste domingo marcou uma novidade no largo São Francisco: as duas fraternidades franciscanas, vizinhas de parede, como lembrava Frei Gustavo Medella, no início da celebração, a  primeira (OFM) e a terceira (OFS) ordens franciscanas, vão se encontrar na missa das 9 horas aos primeiros e terceiros domingos de cada mês. 

A animação da celebração ficou por conta da Jufra das Chagas, quem além de celebrar o seu dia, estava vivendo uma visita fraterna do Regional da Jufra de São Paulo (Sudeste III) por ocasião da assembleia eletiva da fraternidade. 

Concelebraram a missa os assistentes espirituais da Jufra: Frei Alvaci Mendes da Luz, que se despedia do serviço, e Frei Edvaldo Batista Soares, recém nomeado para assistir esta fraternidade. A mística do pai misericordioso trouxe alegria e esperança na caminhada da JUFRA que deseja seguir.

Após o café os irmãos da OFS se dirigiram para o salão e a formação permanente ficou por conta da Irmã Inés Camargo, Franciscana da Terceira Ordem Seráfica que tratou sobre a campanha da Fraternidade 2016 com o tema: Casa Comum, nossa responsabilidade e o lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça, qual riacho que não seca (Am 5,24). 

De maneira alegre e descontraída, os irmãos davam os testemunhos e cuidados com a nossa casa comum. Foi muito bom! Agradecemos á irmã Inês pela oportunidade de encontro e estudo.

E os irmãos da jufra  se dirigiram ao espaço que estava preparado para a celebração do capítulo: a assembleia da fraternidade. 

Presidida pelo Regional da Jufra de São Paulo, representada pelo vice-secretário regional, Danilo José Sampaio, e pelo assistente espiritual, Frei Caetano (OFMCap), a reunião foi recheada de momentos de oração, espiritualidade e partilha.

Encontramo-nos todos na hora do almoço.

À tarde participei com os jufristas na eleição do novo Conselho.

Após a foto oficial do novo conselho todos seguiram para a capela, onde já se encontravam os irmãos professos da OFS para a oração da tarde. Este momento orante foi conduzido pelo assistente espiritual, Frei Edvaldo.

 Os irmãos do secretariado e o irmão visitador do regional renovaram o compromisso franciscano de vida, com a celebração do rito, por ocasião do dia da padroeira Santa Rosa de Viterbo, franciscana secular que é padroeira da juventude franciscana.

E ao final partilhamos um delicioso bolo preparado com muito carinho pelas irmãs da jufra. Que delícia! Todos aprovaram.

E assim nosso dia de encontro e formação transcorreu na paz e no bem!

Por tudo Deus seja louvado!

Maria Nascimento

                                     












Comentários