Pular para o conteúdo principal

Fundamento da Ordem dos Menores



As Constituições Gerais dos Frades Menores falam dos fundamentos da Ordem:
Art.1

§ 1. A Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis, é uma Fraternidade na qual os irmãos, seguindo mais de perto a Jesus Cristo, sob a ação do Espírito Santo, pela profissão, dedicam-se totalmente a Deus, o Sumo Bem, vivendo o Evangelho na Igreja segundo a forma observada e proposta por São Francisco.

● Os franciscanos pretendem ser, antes de tudo, uma Fraternidade. Moços e adultos são chamados a viver uns com os outros num espaço teologal de bem-querer, uns estimando os outros, promovendo os outros, cedendo seu lugar aos outros. Querem encarnar a palavra do Evangelho: “Vede como eles se amam”. Tudo numa imensa limpidez.

● Os que optam pela vida franciscana decididamente desejam seguir mais de perto Jesus Cristo. Eles são tocados pelo aguilhão do Evangelho, por uma força que toma conta deles. Querem, de alguma forma, refazer em sua vida a trajetória de Jesus. Fazem-no não por arrogância ou outro sentimento, mas pela ação do Espírito. São humildes aceitando que as pessoas os ajudem a discernir.

● Ao ingressar na Ordem passam a ter como primeira preocupação dedicar-se totalmente a Deus, o Sumo Bem. Esta é a preocupação maior: experimentar Deus, entregar-se fielmente a ele todos os dias e em todas as circunstâncias, viver nas grutas externas e nos eremitérios cavados em seu interior, numa vida que é propriamente respiração do Senhor.

● Seguem a Regra de Francisco, por ele escrita e por ele vivida. No coração da Igreja querem viver o Evangelho a maneira de Francisco, de Clara e de tantos outros e, desta forma, renovam a Igreja.

Fonte: http://www.franciscanos.org.br

Comentários