Pular para o conteúdo principal

São Francisco: chave de leitura da Encíclica sobre o ambiente






Os Ministros Gerais da Família Franciscana expressam sua gratidão e alegria pela publicação da Carta Encíclica “Laudato Sì, sobre o cuidado da casa comum”, do Papa Francisco, na qual São Francisco vem citado doze vezes e se mostra como a chave de leitura de todo o texto: “Não quero prosseguir com esta Encíclica sem recorrer a um exemplo belo e motivador. Abracei o seu nome como guia e como inspiração no momento de minha eleição como Bispo de Roma. Creio que Francisco seja o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e de uma ecologia integral vivida com alegria e autenticidade. É o santo padroeiro de todos aqueles que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos”.

O texto, apresentado oficialmente na quinta-feira, dia 18 de junho, no Vaticano, atualiza neste momento histórico o nosso carisma, sobretudo por aquilo que remete ao respeito por toda forma de vida. Como franciscanos, desde sempre e em todos os lugares, procuramos defender o meio ambiente e as pessoas que nele habitam, conscientes de que quem ama a Deus não pode deixar de amar aquilo que Ele criou: os seres viventes e a natureza. O Cântico das Criaturas, expressão do estilo de vida de São Francisco, é um hino à vida em todas as suas formas, sejam naturais, sejam humanas. Francisco instaurou um relacionamento de profunda sintonia com a criação, sobretudo com o ponto alto da obra criadora de Deus, ou seja, a humanidade.

Nesta especial relação se inspira o Papa em seu compromisso com os pobres e marginalizados, com a paz, com a recuperação e com o cuidado do planeta, demonstrando as qualidades proféticas que derivam do estar em comunhão com Deus, com os semelhantes, consigo mesmo e com o universo criado. Por este motivo mesmo, o Papa ousou abraçar e levar adiante o imperativo do discipulado cristão modelado pelo exemplo de Francisco de Assis. A Encíclica desafia todos nós a simplificarmos nossa vida, a nos despojarmos e a abandonarmos tudo aquilo que não é necessário, de modo a podermos redescobrir a beleza que Deus depositou em nós, isto é, em cada pessoa, e em cada coisa criada. Nossa vocação é viver uma solidariedade sem limites com tudo aquilo que Deus criou.

Por esta Encíclica, nós agradecemos de coração ao Papa Francisco e lhe asseguramos nossas orações. Conscientes de que esta é de fato uma nova abordagem para promover e defender a vida do planeta e da humanidade, nós assumimos a responsabilidade com as palavras do Santo Padre e convidamos todas as pessoas de boa vontade e os governantes a assumirem também o compromisso com a salvaguarda da paz, da justiça e da criação. Em nome de toda a Família Franciscana, nos empenhamos com firmeza em rever o nosso estilo de vida, de modo a sermos testemunhas coerentes com tudo aquilo que professamos viver. Concretamente solicitamos a todos os franciscanos, e àqueles que colaboram conosco a utilizarem de modo mais consciente a eletricidade e a água, a reduzirem o uso dos materiais poluentes como os plásticos e detergentes, a prevenirem responsavelmente os desperdícios e a colocar em prática cada dia aquelas pequenas práticas em pról da salvaguarda da criação.

Fraternalmente,
Fr. Michael Anthony Perry,O FM
Ministro Generale

Sr. Deborah Lockwood, OSF
Ministro Generale
Presidente CFF

Fr. Mauro Jöhri, OFMCap
Ministro Generale

Fr. Nicholas Polichnowski, TOR
Ministro Generale

Fr. Marco Tasca, OFMConv
Ministro Generale

Tibor Kauser, OFS
Ministro Generale

Roma, 16 luglio 2015, Tradução: Frei Gustavo Medella

Fonte: www.franciscanos.org.br


Comentários