Pular para o conteúdo principal

Exposição de Presépios completa 25 anos


Será aberta, no dia 07 de dezembro, após a missa das 10h30, mais uma edição da Exposição Franciscana de Presépios. Para comemorar os 25 anos da exposição, a curadoria da mostra, além de expor novos conjuntos inéditos de diversos países inclusive do Brasil, como já faz em cada edição, irá expor alguns presépios que marcaram as edições anteriores.

Estará na mostra o presépio “Os privilegiados de Deus”, exposto já no ano de em 2001, confeccionado em barro cozido pintado, representando os excluídos da sociedade. No conjunto além da sagrada família há uma prostituta, um portador do vírus HIV, um casal de sem-terra, um casal homossexual, idosos, menores infratores, São Francisco de Assis e Madre Tereza de Calcutá, entre outros personagens. Além do mais, haverá das edições anteriores, presépios de países como, Alemanha, Angola, Brasil, Chile. Uma das novidades será o presépio com a maquete em 3D da Basílica de São Pedro do Vaticano, semelhante ao que é feito na praça.

Este ano, a Coleção Franciscana de Presépios, recebeu um acervo com 121 presépios de diversos países e materiais. Foi uma doação significativa que só veio enriquecer ainda mais a mostra. Desta coleção algumas peças serão expostas ao público. O acervo soma ainda 60 novos conjuntos doados por amigos e adquiridos pelos próprios franciscanos ao longo deste ano. Como há vinte cinco anos a mostra acontecerá no salão dentro do claustro do convento franciscano, num ambiente que remete ao clima natalino. Tons de verde, vermelho e bege ambientarão os nichos com cenografia museológica para destacar a diversidade do acervo e a riqueza de cada peça, sejam elas feitas manual ou industrialmente. O clima contemplativo do espaço conventual proporcionará à reflexão da mensagem salvadora de Cristo e a beleza do amor de Deus a humanidade.

Fonte: http://www.franciscanos.org.br

Comentários