Pular para o conteúdo principal

Maria Assunta na glória

A homilia-oração da tradição bizantina que transcrevemos pode nos a cantar a beleza de Maria que está na glória:

“Nós te rendemos graças, Senhor, tu que acompanhas tuas criaturas, por estes mistérios, sobretudo porque escolheste Maria como ministra de teus mistérios. Rendemos-te graças por tua inefável sabedoria, pelo teu poder e por teu amor pelos homens porque não somente quiseste unir a ti a nossa natureza, mas sobretudo porque não achaste indigno tomar por mãe uma das nossas e fazer dela rainha do universo, do céu e da terra.

Nós te rendemos graças, Pai de todos, porque quiseste que tua mãe se tornasse também nossa mãe (…). Sempre de novo te rendemos graças. Sofreste muito por nós e dispuseste também que tua mãe sofresse por ti e por nós, para que a comunhão contigo na paixão preparasse a comunhão na glória e ainda para que recordando os sofrimentos padecidos por nós, se dedicasse ainda com maior solicitude à nossa salvação e conservasse íntegro seu amor por nós, não somente pelo fato da participação em nossa natureza mas recordando também tudo o que em sua vida fez por nós (…).

Nós te rendemos graças também a ti, Senhora, pelas tribulações e pelos sofrimentos que padeceste por nós. Para ti não cantamos hinos fúnebres, mas cantos nupciais; não lamentamos tua partida, mas cantamos a glória de teres entrado no céu. Partes para o céu, sem abandonar a terra; livre das misérias desta terra e assunta na felicidade inefável e infinita não te esqueces da miséria de nossa condição. Ao contrário, mais ainda te lembras de nós e te mostras solícita por nossas tribulações. Não nos deixastes duplamente órfãos, mas dissolveste nosso estado de orfandade. Perto de Ti sabemos que nos tornaste teu Filho propício, Ele que nos reconciliou com o Pai.

Foste constituída rainha à destra do Rei, circundada de outras esplêndidas rainhas (cf. Sl 45, 10.15), ou seja, almas virgens e reais, com vestes tecidas de ouro pelo Espírito, envoltas pelo manto real de tua dignidade, de tuas múltiplas virtudes e de teus carismas. Recebeste das mãos de teu filho de teu Deus o diadema da graça, o cetro do reino, o cinto e a púrpura, isto é, um poder universal e uma luz que refulge de tua pessoa e da luz divina que brilha em teu rosto.

João, dito o Geômetra

Fonte: http://franciscanos.org.br

Comentários