Pular para o conteúdo principal

A Coroa Franciscana



COROA DAS SETE ALEGRIAS DE NOSSA SENHORA


FORMA COMUM


1-      No primeiro mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora ao ouvir do Arcanjo São Gabriel que fora escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador.

(1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai)

2-      No segundo mistério consideramos a alegria da Santíssima Virgem em casa de sua prima Santa Isabel, quando foi pela primeira vez saudada como Mãe de Deus.

3-      No terceiro mistério consideramos o inefável gozo de Nossa Senhora no estábulo de Belém, quando seu Filho divino nasceu milagrosamente.

4-      No quarto mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora, quando os três magos vieram de longe adorar o Menino Jesus e oferecer-lhe ouro, incenso e mirra.

5-      No quinto mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora, quando achou o Divino Menino no Templo entre os doutores.

6-      No sexto mistério consideramos a alegria e o júbilo da Santa Mãe de Deus, quando na manhã de Páscoa viu seu Filho divino ressuscitado e glorioso.

7-      No sétimo mistério consideramos a maior de todas as alegrias de Nossa Senhora, quando morreu santamente e foi levada aos céus, com corpo e alma, acima dos coros angélicos, à direita de seu Filho divino, que a coroou Rainha dos anjos e dos santos.

FORMA ESPECIAL


Após cada Ave-maria acrescenta-se, depois das palavras: ... E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus:

1º - ... que com grande alegria concebestes do Espírito Santo.

2º - ... que com grande alegria levastes em visita à Isabel.

3º - ... que com grande alegria destes à luz em Belém.

4º - ... que com grande alegria apresentastes à adoração dos Magos.

5º - ... que com grande alegria encontrastes no Templo.

6º - ... que com grande alegria vistes ressuscitado e glorioso.


7º - ... que vos elevou aos céus, ó Virgem Maria.   


Comentários