Pular para o conteúdo principal

O Natal ao modo de Francisco de Assis


A espiritualidade franciscana está fundamentada em três momentos da vida de Jesus: nascimento, Eucaristia e cruz. Estamos nesses dias de um desses pilares que é o Natal. Francisco quis celebrar o natal diferentemente, quis vivenciá-lo, na espera da solenidade pediu para organizar a festa. Francisco colocou animais e pessoas em um presépio vivo para despertar em si e em todas as sensações daquele momento, ele quis vivenciar, fazer experiência, quis sentir em seu próprio corpo como foi/é o nascimento do Salvador O Santo não busca simplesmente entender com a mente, com construções teóricas e/ou doutrinas estabelecidas. Em sua simplicidade quer “ver”, quer vislumbrar, sentir em si a doçura do menino Deus.

O Natal é este tempo de resgate dessa vivencia originária do nosso carisma, aquilo que foi despertado em Francisco de Assis está bem ali em Belém, em um estábulo, gratuitamente, nasce nosso Salvador.
A celebração do Natal nos leva a contemplar os grandes mistérios de Deus. Este Jesus próximo, humano, que nos dignifica, humaniza e diviniza.


Que neste tempo de natal,  possamos aprender com a gratuidade de Deus revelado no presépio, que nosso coração esteja aberto para esse menino que nasce. 

Comentários