Ordem Franciscana Secular
Fraternidade das Chagas do Seráfico Pai São Francisco
A Profissão na OFS – Compromisso de Vida Evangélica
No dia 16 de Abril, do ano de 1209, São Francisco e doze de seus companheiros celebrou a Profissão de sua Regra nas mãos do Papa Inocêncio III, dando início à Ordem dos Frades Menores. É a partir desse fato que nasceu a Vida Franciscana, expressa na força e vitalidade de diversos carismas, no seguimento do Cristo Pobre, Crucificado e Ressuscitado, a exemplo de Francisco de Assis. Em memória a este tão felicíssimo início, foi estabelecida esta data ou em data próxima, a renovação devocional da Profissão, que deve ser feita com verdadeiro fervor por todos e cada um dos membros professos, das três Ordens Franciscanas, tanto em comum como em particular.
A Fraternidade das Chagas do Seráfico pai São Francisco de Assis, no Largo São Francisco, centro de São Paulo, celebrou a renovação devocional no domingo, no dia 21 de abril de 2024.
Mas o que devocionalmente renovamos?
Eu... (cada um(a) menciona o próprio nome e depois prosseguem juntos), tendo recebido do Senhor a graça de Professar, renovo as minhas promessas do Batismo e me consagro ao serviço do seu Reino. Prometo, pois, viver no meu estado secular por todo o tempo de minha vida, o Evangelho de Jesus Cristo na Ordem Franciscana Secular, observando a sua Regra. A graça do Espírito Santo, a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria e de São Francisco de Assis e a comunhão fraterna me ajudem sempre a conseguir a perfeição da caridade cristã.
Conteúdo da formula da Profissão:
a. Eu, ....., recebi do Senhor a GRAÇA de professar
b. RENOVAR: as promessas do Batismo
c. Me CONSAGRAR ao serviço do seu Reino
d. PROMETER VIVER no estado secular: por todo o tempo da minha vida, o Evangelho de Jesus Cristo na Ordem Franciscana Secular,
e. OBSERVAR a Regra.
f. INVOCAÇÃO: a graça do Espírito Santo, intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, de São Francisco e a comunhão fraterna,
g. AJUDEM-ME sempre a conseguir a perfeição da caridade cristã.
Portanto, a Profissão na OFS é?
O compromisso perpétuo de vida, assumido e reconhecido publicamente, para viver a fé a cristã por meio do carisma.
É Compromisso:
✓ Com a Igreja – Reconstruir a Igreja;
✓ Com o Evangelho – vocação batismal
✓ Fraternidade – Regra e Vida
Proposições da Profissão:
a) Leitura Orante da Palavra de Deus – “ do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho”;
b) Procurar a pessoa vivente e operante de Cristo nos irmãos (Fraternidade) Igreja/mundo;
c) Testemunho de comunhão com s legítimos sucessores dos Apóstolos (Clero);
d) Conversão do coração (vida de penitência)
e) Associar-se a ação litúrgica da Igreja (Oração/ sacramentos);
f) Devoção Mariana;
g) Vivência dos Conselhos Evangélicos (Obediência, Pobreza e Pureza de Coração);
h) Fraternidade.
A Incorporação na OFS é:
✓ Incorporação na grande Família Franciscana;
✓ Um ato eclesial (da Igreja);
✓ Um ato de fé (adesão eclesial)
A Profissão é, portanto, um chamado a santidade, ou seja, aceitar e assumir a proposta de Jesus: “ Sede perfeitos como o Pai celeste...” , assumida e vivida nos Conselhos Evangélicos de Obediência, Pobreza e Pureza de Coração.
Pela Obediência somos chamados e imitar Jesus totalmente obediente ao Pai. Comprometemo-nos a superarmos o nosso ser (individualismo), para nos abrirmos a relação fraterna, ao(a) Ministro(a) e aos diversos níveis de governo da OFS.
A pobreza nos leva ao despojamento e humildade, renunciando toda forma de apropriação para vivenciarmos o dom da partilha.
A pureza de coração é a renuncia ao prazer para sermos transparentes diante de Deus e dos irmãos. Em outras palavras, por nossa doação total a Deus, buscamos constantemente desfazer-se de tudo o que possa nos distanciar do Senhor.
Portanto, somos imperfeitos e pela Profissão reconhecemos nossas fragilidades e buscamos aperfeiçoarmo-nos à maneira (veste interior/ atitudes/ compromisso) de São Francisco de Assis.
E porque, humanamente frágeis, suplicamos a ajuda da graça do Espírito Santo, a intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, de São Francisco e a comunhão fraterna para guardarmos o compromisso evangélico.
A fraternidade franciscana é inspirada no Evangelho de Cristo e a vida dos discípulos e das primeiras comunidades cristãs, portanto, não pode haver irmãos e irmãs de primeira ou segunda categoria. Todos são iguais.
A Fraternidade franciscana não envolve somente os irmãos e irmãs da Família Franciscana, mas a todos – a criação.
Por fim, irmãos e irmãs, é importante nos sensibilizarmos e conscientizar-nos que o dom da Profissão na OFS é graça de Deus em nossa vida, mas que, não se concretizará se não assumirmos o compromisso de vida fraterna. Não somos e não podemos ser franciscanos (as) sozinhos, nas nossas casas ou assumindo somente nossas atividades pastorais em nossas paróquias. Antes de estarmos numa pastoral, de estarmos ministros..., somos franciscanos (as). Todas as pastorais e ministérios são importantes e necessários. Na medida do possível podemos e devemos nos inserir, todavia, sem que isto comprometa o nosso compromisso de vida e atuação fraterna na Fraternidade OFS a qual estamos inseridos. As pastorais paroquiais acontecerão sem você, mas a sua Fraternidade Franciscana, na qual eu e você somos incorporados livremente e publicamente, não acontecerá sem a minha e a sua presença, participação, colaboração e co-responsabilidade.
George Luiz Cardoso
Comentários
Postar um comentário