Pular para o conteúdo principal

Abacaxi, o Bom Deus e o Grande Demônio

 Abacaxi, o Bom Deus e o Grande Demônio 

 

Uma tarde, ao soar dos sinos do Mosteiro de São Bento, vi recompor-se o antigo Largo, com as grandes árvores farfalhando ao vento, e se me fez vívido um remoto encontro que tão doce ali me fora. Revivendo aquele rico passado que se impunha ao rude presente, vacilou-me o tempo. Indeciso e indefinido, ansiava por apoiar minha alma n’Aquele que É.  

Assim suspenso, perguntei: 

Onde está Deus neste momento? 

Um circunstante respondeu:  

Sobe a Ladeira Porto Geral. 

Era o Grande Demônio. Ante a minha estranheza, argumentou: 

Ora, filho do homem, se Deus está em todo lugar, por que não haveria de subir a Ladeira Porto Geral? 

E, com efeito, apontou: 

Ei-lo. 

Vi um senhor bondoso que adentrava ao Largo, vindo da Rua Boa Vista. Meu coração pulsou. Reconheci.  

É o Senhor! eu disse. 

Já no Largo, abaixou-se o Senhor e recolheu delicadamente do chão um tomate, exposto a ser pisado pelos transeuntes, e o revirava nas mãos com admiração e carinho. 

 — Mas ... um tomate, comentei. 

Filho do homem, disse o Grande Demônio , não sabes? O Altíssimo admira a Criação, e congratula-se com seus servidores que a desenvolvem. Vê: um anjo prático elaborou esse proveitoso fruto, o tomate; outro, brincalhão talvez, dele excogitou alegre o caqui; um terceiro expôs sua seriedade no kiwi. E assim por diante. Mas nem tudo dá certo. Os servidores do Altíssimo são limitados. Por isto a Criação é imperfeita. O Altíssimo é decerto o Criador, a Causa Primeira, delega, porém, inspiração e competência. Tudo vê, todavia, inspeciona, administra e corrige.  

E tu? perguntei.  

Tenho cá os meus sucessos. Dos terrores e angústias, lágrimas e aflições, desenvolvo vírus, bactérias e bacilos. Tem-me carecido êxito, contudo, na invenção de novos pecados. Mas no revestimento de velhos pecados com roupagens novas, hás de convir, excedo.  

Nisto o Altíssimo depositou cuidadosamente o tomate num canteiro, e à luz do seu olhar estendido ao Largo discerni a boa realidade de sua história. Vi a aldeia de Tibiriçá, protetor da incipiente Vila de Piratininga. A primitiva e tosca ermida e morada dos monges. Vi Amador Bueno, prudente e comedido, recusar intempestiva coroa, e Fernão Dias, resoluto, patrocinar a construção de condizente Igreja para nela ser sepultado, o que de fato veio a ocorrer depois de, levado por sonho infausto, ser restituído morto em fatal bandeira. E vi, ademais, o Largo em que no passado eu vivera, com o feliz encontro que nele me houvera. 

Tendo recolhido à presente efetividade seu divino olhar, o Altíssimo encaminhou-se para a Rua São Bento. 

Silenciei o Grande Demônio que falava ainda:  

Deixa-me, Grande Demônio, lhe disse. Poupa-me de tua loquacidade. Não me turbes o enlevo, 

E segui também pela São Bento. No Largo do Rosário dos Pretos, o Altíssimo deteve-se junto a uma banca de abacaxis, que apreciava com singela graça.  Adquiri duas rodelas e com Ele partilhei. Aceitou com simplicidade a oferta. 

Entusiasmado com a perfeição da suculenta fruta, exclamei: 

Deus seja louvado! 

E o Altíssimo, com sorriso grato, aquiesceu: 

Sabe bem! 

E despediu-se. 

Nessa hora, não me ocorreram questões ou queixas, pareceu-me tão somente que o núcleo do universo subsistia íntegro: intacto, coerente e conciso, na verdade, na beleza e no bem. 

Ainda enleado, prossegui rumo ao Largo São Francisco, tendo perdido de vista, porém, o Altíssimo. 

Alcançou-me, afoito, o Grande Demônio. 

Filho do homem, disse , deves-me uma pedra de gelo quando estiveres no paraíso. 

Veremos, pensei. 

Quando atingi o Largo do Ouvidor, tropecei numa imperfeição da calçada. Mas não caí. Pois um mendigo ali postado, susteve-me na queda, e estreitou-me nos braços, murmurando apenas: 

Bem. 

E o alento do mendigo era aprazível e leve. 

Tocou então o sino do Convento dos Franciscanos. Dirigi-me à Igreja das Chagas do Seráphico Pai São Francisco. E ali, na silenciosa penumbra da velha Igreja dos Terceiros, revelou-se o segredo do alento que exalara o providente mendigo. Suave, sublime, sutil, oloroso e doce. Abacaxi.   

 

Edmilson Soares dos Anjos      

Comentários