Pular para o conteúdo principal

Orações






ORAÇÃO DA FRATERNIDADE

Senhor, te peço pela minha fraternidade: Para que nos conheçamos sempre melhor em nossas aspirações,/ nos compreendamos mais em nossas limitações. Para que cada um de nós/ sinta e viva as necessidades dos outros. Para que nossas discussões não nos dividam,/ mas nos unam em busca da verdade e do bem. Para que cada um de nós,/ ao construir a própria vida,/ não impeça ao outro de viver a sua. Para que nossas diferenças/ não excluam a ninguém da comunidade,/ mas nos levem a buscar a riqueza da unidade. Para que olhemos para cada um, Senhor,/ com os teus olhos/ e nos amemos com o teu coração. Para que nossa fraternidade não se feche em si mesma,/ mas seja disponível, aberta/ sensível aos desejos dos outros. Para que no fim de todos os caminhos,/ além de todas as busca,/ no final de cada discussão,/ e depois de cada encontro,/ nunca haja “vencidos”,/ mas sempre “irmãos”. E estará começando o caminho que termina no céu. Amém.

(Devocionário Franciscano – Página 580)

MAIS UM DIA
(Frei Almir R. Guimarães)
 Senhor, mais um dia diante de mim! Eu te agradeço o descanso da noite e a claridade desta nova manhã. Sei que tu velas mim, que minha vida está em tuas mãos. Que todos os minutos dessa jornada sejam marcados por uma disposição fundamental de buscar-te. Que meu trabalho seja feito com atenção e com amor. Que ele não seja apenas um fardo doloroso, mas uma atividade alegre para o bem dos meus irmãos e de todos os homens. Dá-me um sorriso acolhedor e um coração aberto para todos aqueles que eu encontrar nos caminhos da vida. Dá-me coragem de mudar aquilo que precisa ser mudado e energia de não compactuar com o mal e o pecado. Neste instante imploro tua bênção e tua graça para todos os infelizes, doentes e desesperados. Que na mesa do podre não falte o necessário e que os homens da terra tenham cada vez mais um coração puro e pacífico. Amém.
(Devocionário Franciscano – Página 562)



ORAÇÃO DA MANHÃ

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força. Quero ver hoje o mundo com os olhos cheios de amor. Quero ser paciente, compreensivo, manso e prudente. Quero ver além das aparências os teus filhos, como tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu coração. Que todos os que de mim se acercarem sintam a tua presença. Reveste-me de tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu revele a todos. Amém.

(Devocionário Franciscano – Página 563)





BOA NOITE, PAI
Boa noite, Pai! Termina o dia, e a ti entrego meu cansaço. Obrigado por tudo e... perdão! Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças. Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros. Obrigado, também, pelo que me fez sofrer... Obrigado, porque naquele momento de desânimo me lembrei de que tu és meu Pai. Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação. Obrigado, Pai, porque me deste uma mãe, compreensiva e carinhosa. Perdão, também, Senhor. Perdão por meu rosto carrancudo. Perdão, porque me esqueci de que não sou filho único, mas irmão de muitos. Perdão, Pai, pela falta de colaboração, pela ausência do espírito de servir. Perdão, porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto. Perdão, por ter aprisionado em mim a tua mensagem de amor. Perdão, porque não estive disposto a dizer “sim”, como Maria. Perdão, por aqueles que deveriam pedir-te perdão e não se decidiram a fazê-lo. Perdoa-me, Pai, e abençoa meus propósitos para o dia de amanhã. Que ao despertar me domine um novo entusiasmo. Que o dia de amanhã seja um continuo “sim” numa vida consciente. Boa noite, Pai, até amanhã. Amém.

(Devocionário Franciscano – Página 568/569)




         Orações;

In nomine Patris, et Filli, et Spiritus Sancti. Amen.

Pater Noster

Pater Noster, qui es in caelis;
sanctificetur nomen tuum;
adveniat regnum tuum
fiat voluntas tus, sicut in caelo, et in terra.
Panem nostrum quotidianum da nobis hodie;
et dimite nobis debita nostra;
sicut et nos dimittimus debitoribus nostris;
et ne nos inducas in tentationem;
sed libera nos a malo. Amen.


Ave Maria

Ave Maria, gratia plena, dominus tecum,
benedicta tu in mulieribus
et benedictus fructus ventris tui: Iesus.
Sancta Maria, Mater Dei,
ora pro nobis peccatoribus
nunc et in hora mortis nostrae. Amen.



Salve Regina

Salve Regina, mater`misericordiae:
Vita, dulcedo et epes nostra, salve;
Ad te clamamus, exsules, filli Evae.
Ad te suspiramus, gementes et flentes,
in hac lacrimarum valle.
Eia ergo, Advocata nostra,
illos tuos misericordes oculos as nos converte.
Et Iesum, benedictum fructum ventris tui,
nobis post hoc exsilium ostende
O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria.
·                     Ora pro nobis, sancta Dei Genitrix.
·                     Ut digni efficiamur promissionibus Christi.



Gloria Patri

Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto.
Sicut erat in principio, et nunc, et semper,
et saecula saeculorum, Amen.                                    
                                                                       

Comentários

  1. Amei as orações...muito obrigada !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por compartilhar conosco essas orações. São essenciais para começarmos bem o no dia com a força e misericórdia de Deus. Uma brande abraço.

    ResponderExcluir
  4. parabens devoto franciscano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário